ODONTOLOGIA

Perfil do Egresso

O Cirurgião Dentista, egresso do Curso de Graduação em Odontologia, é o profissional que cuida da saúde bucal das pessoas. Para tanto, deverá identificar os problemas bucais em pacientes e em grupos populacionais, realizando procedimentos para a sua prevenção, diagnóstico, tratamento e controle, tendo como referência a promoção da saúde.

Áreas de Atuação

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – diagnostica e trata, em conjunto com outras disciplinas médicas, os traumatismos, tumores e outras patologias do complexo maxilomandibular.

Clínica geral – realiza procedimentos preventivos e curativos em Odontologia.

Dentística – objetiva o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos para devolver ao dente sua forma e função.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – promove e devolve uma base de conhecimento científico para melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores e desordens do aparelho mastigatório, região orofacial e outras estruturas relacionadas.

Endodontia – trata das alterações na polpa e na raiz dos dentes, restabelecendo a sua saúde.

Estomatologia – realiza o diagnóstico e trata as lesões e doenças da boca.

Imaginologia – especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem, com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo bucomaxilofacial e estruturas anexas.

Implantodontia – instala próteses isoladas, parciais ou completas (dentaduras) nos maxilares ancoradas em implantes osseointegrados.

Odontogeriatria – estuda os fenômenos decorrentes do envelhecimento, que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e gerais do idoso.

Odontologia Legal – realiza exame e perícia judicial, elabora atestados e laudos técnicos.

Odontologia do Trabalho – especialidade que tem como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.

Odontologia para pacientes com necessidades especiais – realiza o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social.

Odontogeriatria – especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas.

Odontopediatria – estabelece medidas preventivas e curativas em crianças.

Ortodontia – altera a oclusão e posição dos dentes com o uso de aparelhos ortodônticos.

Ortopedia funcional dos maxilares – trata do mau posicionamento dos dentes por meio de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais.

Patologia bucal – realiza exames laboratoriais para identificar doenças da cavidade bucal.

Periodontia – realiza tratamento das doenças dos tecidos de suporte dentário.

Prótese dentária – reabilita as perdas dentárias dos indivíduos por meio de aparelhos protéticos, como as dentaduras.

Saúde coletiva – estuda os fenômenos que interferem na saúde coletiva, por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase na promoção de saúde.

 

Coordenador de Odontologia

Profª Giuliene Nunes de Souza Passoni