O pilates é uma das melhores opções de exercício físico e tem diversos benefícios. O método que surgiu no início do século passado tem como principal objetivo unir o corpo e a mente. O método não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados, ele consiste em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e, assim, adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário.
Os exercícios são realizados conforme as necessidades do paciente, analisando os sinais que o corpo está dando para, a partir disso, planejar e desenvolver um conjunto de exercícios que seja benéfico para a mente, corpo e espírito. Essa junção é muito importante no pilates, pois só assim o paciente é capaz de ter o controle completo do próprio corpo.
Em conversa com a professora do curso de Fisioterapia, Makelly Petrikic Gonçalves, foram desmitificadas algumas ideias que algumas pessoas ainda têm em relação ao pilates, como aquela que o pilates não tem como base o emagrecimento, e sim o aumento da frequência cardíaca, mas serve para o fortalecimento e definição dos músculos.
Os alunos que atendem na Faculdade Fasipe, fizeram um curso de pilates, por isso são autorizados a acompanhar e montar sequências para os pacientes.