122

ARQUITETURA E URBANISMO

Objetivos do Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo geral oferecer uma formação generalista, que capacite os egressos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

O profissional

Arquiteto e Urbanista compreende, intervém e elabora criticamente o ambiente construído na sua globalidade, ou seja, nas suas dimensões tecnológicas, funcionais, sociais e simbólicas, dentro de uma perspectiva de exercício profissional interdisciplinar voltada para o atendimento às demandas sociais, sustentabilidade ambiental e preservação do patrimônio ambiental urbano, que são inscritas na sua área de competência – o urbanismo, a edificação e paisagismo.

Área de Atuação

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo ou Arquiteto e Urbanista projeta e acompanha a execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, além de realizar o planejamento físico, local, urbano e regional. Em sua atividade, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade; acompanha instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.

O Arquiteto e Urbanista atua em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo; em escritórios de arquitetura e urbanismo; em órgãos públicos no planejamento urbano, arquitetônico e paisagístico, na restauração de edifícios e monumentos históricos; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, como também na docência em instituições de ensino superior.

 

Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo

Profº Thaissa Teles Brena

Titulação: Especialista


CONHEÇA A ESTRUTURA DO CURSO