15/04/2024 11:02:00

PsicoCine volta com tudo em 2024, apresentando o filme Holocausto Brasileiro...

Autor: Gustavo Volman

Filme + pipoca + aprendizado e muito conhecimento? A gente vê por aqui sim!

Na última sexta, 12 de abril, o PsicoCine voltou acontecer na Fasipe Aquarela e reuniu mais de 50 acadêmicos para ver aquele filminho e depois discutirem sobre o tema do mesmo.

O PsicoCine é um projeto da Coordenação do Curso de Psicologia da Unifasipe que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos através de debates e mesas redondas. 

Agora, em 2024 iniciou com o Documentário “Holocausto Brasileiro” que é o relato da maior e mais silenciosa tragédia já ocorrida no Brasil. Que registrou a morte de mais de 60 mil brasileiros dentro da maior instituição psiquiátrica do país, o Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903. 

O documentário foi escolhido com o objetivo de iniciar uma discussão sobre os processos de desumanização e a nossa cultura no atendimento ao adoecimento mental. 

A metodologia da discussão foi uma metodologia ativa, onde os alunos foram divididos em 3 grupos e puderam debater e responder três perguntas: 

- Quais foram os processos psicológicos que desumanizaram os pacientes de Barbacena? 

- Como a ciência psicológica contribuiu e contribui para a exclusão social?

- Qual a psicologia que queremos? 

No encerramento, a Coordenadora Eloisa fez a fala de fechamento ressaltando o nosso compromisso social com uma Psicologia capaz de atender a todos com humanidade e na perspectiva da construção da autonomia.

(66) 9 9657-5964