ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
CONSULTA
DE DIPLOMA
PLATAFORMA
VIRTUAL (SAF)
20/06/2022 15:26:00

Curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu o III Congresso

Autor: Juliana Gonzalez - Assessoria de Imprensa

Nos dias 07, 08 e 09 de junho aconteceu no Sindicato Rural a terceira Edição do Congresso de Arquitetura e Urbanismo.

Enfeitada pelos alunos e professores do curso o evento tinha uma decoração moderna e isntagramável. 

Foram três dias de muito conhecimento com palestras, dança na abertura e até show no encerramento.

Palestras

Na primeira noite, o arquiteto Msc. Maurício Guimarães abordou sobre Algoritmização e fabricação digital em arquitetura.

No segundo dia, a Especialista Arquiteta Andressa Candido explicou a Introdução ao Sketchup Layout, logo após, os alunos visitaram uma empresa de pisos e ambientes acompanhados pelo Especialista e Arquiteto Pedro Henrique Marques.

Além disso, a arquiteta Gabriela Menezes explicou sobre Piscinas e suas particularidades e a especialista Carla Cortez falou da Neuropsocologia e suas contribuições para a arquitetura do futuro.

Para finalizar, no segundo dia, teve uma mesa redonda debatendo os detalhes da profissão do Arquiteto e Urbanista. Participaram os arquitetos Felipe Seganfredo, Antoniel Felaíne, Luan Franchini e Kelly Omizzolo, juntamente com o urbanista Deraldo Campos.

No último dia a Arquiteta Cristiane Camargo apresentou sobre a Introdução ao Promob, em seguida a Msc Tula Kirst trabalhou com os alunos desenho livre.

Os estudantes também visitaram a ENERMAT, empresa de decoração de ambientes, acompanhados pelo Especialista Pedro Henrique Marques.

Também tiveram duas oficinas, uma de Especificações e formas de aplicação de tintas e texturas e outra sobre papel de Parede Ecodecor.

O evento foi encerrado com a MSC. Tula Kirst falando sobre O desenho como ferramenta de concepção em Arquitetura. Em seguida, os alunos curtiram um show da banda Sound'Rock.

Competição CHARRETE

Poucos dias antes do Congresso os alunos passaram por um desafio, passar a noite da sexta-feira (03) desenhando um tema surpresa, que neste ano foi: UMA NOVA PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA FESTA DO MILHO DA UNIFASIPE- SINOP/MT.

Os acadêmicos começaram às 23h e finalizaram às 7h do sábado. Foi necessário muita disposição e criatividade.

Os vencedores foram divulgados somente no último dia de congresso e foram:

 1º lugar

EDIELITON BARBOSA SILVA

JÉSSICA BEATRIZ PAOLA BORGES BENITES

MAURICIO BOHRZ

2º lugar

ISABELLA MONIQUE DA ROCHA

PAMELA GIRARDELLO

THAUANE GOMES DA COSTA

3º lugar

AMANDA HUPPES

GABRIELLY GROFF MACHADO

SAMARA DOS SANTOS SILVA

Surgimento

Charrete é um sistema de projeto rápido, onde busca-se alcançar a criação pela elaboração de projetos para Arquitetura e Urbanismo, onde existe uma demanda com tempo determinado, um prazo justo e estipulado.

A ideia de concurso de Charrete surgiu na França em pleno Século XIX, onde

Napoleão Bonaparte precisava resolver problemas urbanísticos. Foi lançada uma tarefa de projetos que trouxessem melhorias para o plano urbanístico de Paris, e os arquitetos e urbanistas da região participaram desse primeiro concurso e as charretes passavam por toda a Paris de hora em hora recolhendo os projetos para que fossem avaliados e levados imediatamente para a execução. Foi uma medida urgente, elaborada para trazer soluções que também eram urgentes.

Deu super certo e até hoje é usado esse método de concurso onde os participantes ficam trabalhando, projetando, com um justo tempo e poucos recursos, afim de usar o máximo da sua criatividade.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

(66) 9 9657-5964