24/11/2018 09:37:00

Gastronomia

Alunos de Gastronomia realizam atividade sobre a Cultura Afro-Brasileira

Conhecer uma religião diferente e sentir um pouquinho de um outro mundo simbólico. Eis o que os acadêmicos do 2º semestre do curso de Gastronomia da Faculdade Fasipe puderam experimentar durante uma atividade da disciplina Cultura Afro-Brasileira e Alimentação, ministrada pelo prof. Dr. Tiago Alinor H. Benfica.

A atividade intitulava-se “Banquete dos Orixás”, e consistia no trabalho final da disciplina, na qual os alunos conheceram elementos da religiosidade afro-brasileira. Os acadêmicos lançaram-se à busca por mais informações sobre os orixás, conforme a tradição candomblecista –, e entraram em contato com a pluralidade de elementos que existe no panteão espiritual afro-brasileiro.

O objetivo da disciplina, era conhecer para respeitar, os estudantes adaptaram pratos normalmente oferecidos às divindades originárias da África, para assim satisfazer as exigências do nosso próprio padrão alimentar. Presentes também lá estavam as reivindicações do paladar dos futuros chefes de cozinha, que estão cada vez mais refinados.

Segundo o Professor Tiago, o estímulo para esse passeio intercultural teve tudo a ver com a identidade do próprio curso. “A vontade de encantar os outros com o paladar e com a beleza estética de um jogo de cores de alimentos, delicadamente trabalhados. Desse modo, os alunos colocaram a mão na massa em ingredientes que são utilizados para fazer oferendas nos rituais religiosos aos orixás, santos e entidades.

Para finalizar o Professor da Disciplina Tiago, parabeniza os acadêmicos de Gastronomia, pela dedicação gastronômica e pela coragem para lidar com a diferença cultural.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir