12/09/2018 08:36:00

Acadêmicos da Fasipe participam de palestra sobre Política de Acolhimento aos Imigrantes

Autor: Acadêmica de Jornalismo Werlânia - Estágio

Cerca de 160 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Nutrição da Faculdade FASIPE, participaram da palestra Política de Acolhimento aos imigrantes em Sinop, na última terça-feira (11).

O tema discutido foi a política de migração, onde estiveram presentes três haitianos que chegaram em Sinop no ano de 2016. Eles apresentaram como é o cenário vivido pela comunidade haitiana na cidade, as dificuldades no processo de migração, como foi a inserção deles no mercado de trabalho, o racismo e preconceitos vivenciados por eles e as políticas de acolhimento. A conversa foi ministrada pela Presidente do Conselho de Programação de Igualdade Racial de Sinop, Zeneide da Silva.    

O projeto foi desenvolvido pela Professora Simone Medeiros, que leciona aulas de sociologia para os alunos que estiveram presentes na palestra.  O intuito do evento é incentivar os alunos ao pensamento crítico sobre os problemas sofridos pelas minorias sociais, apresentando as principais necessidades, expectativas e dificuldades vividas pelos imigrantes por meio de perspectiva da comunidade haitiana.

 “A Fasipe tem um evento institucional, chamado O Negro, esse evento ocorre todo mês de novembro durante a semana da Consciência Negra, a Fasipe sempre busca trabalhar as questões étnico-raciais, então foi um evento que ocorreu antes, como se fosse um pré-evento. Nós sempre procuramos trabalhar dentro das disciplinas de sociologia as questões étnico-raciais, com palestras, eventos e atividades culturais”, finalizou a professora Simone.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir