11/08/2021 17:35:00

Acadêmico de ADS recebe convite para trabalhar em Portugal

Autor: Clemerson Mendes

Hoje, 11 de agosto de 2021 é dia de Colação de Grau para vários formandos da UNIFASIPE. Uma data especial e aguardada por todos, mas para um deles se torna mais especial ainda. O formando Augusto Cezar Chmieleski Silveira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de estar se graduando, comemora também nesta data mais uma grande oportunidade profissional.

Ele foi convidado para trabalhar como desenvolvedor full-stack que trabalha tanto no back-end (Servidor) quanto no front-end (Visual), para a empresa Vortal de Portugal que é uma empresa que possui um sistema de licitações, tanto pública quanto privada, atualmente eles dominam o mercado na Europa e em alguns países da América Latina.

Silveira iniciou o curso de ADS em 2017, precisou fazer uma pausa nos estudos e voltou recentemente para concluir. “Eu fiquei parado quase dois anos pois me mudei pra São Paulo, logo após que terminei o curso letivo, ficou algumas matérias pendentes. Escolhi o curso, pois, desde pequeno gosto de tecnologia, aos 9 anos já programava, mas não imaginava que me tornaria um programador, fazia por hobbie. A escolha do curso foi efetivada quando eu comecei a trabalhar em uma empresa aqui na cidade como programador, e vi que tinha gosto, logo deixei de lado a faculdade de medicina que havia passado para tentar pegar uma bolsa na UNIFASIPE, acabei conseguindo uma bolsa integral”, conta.

O acadêmico revela ainda que o curso agregou a ele um conhecimento mais teórico que o ajudou a melhorar o que já fazia no seu dia a dia, o que lhe permitiu melhorar ainda mais sua capacidade. “O curso me trouxe um conhecimento mais teórico sobre o que eu já utilizava no dia a dia, isso me permitiu desenvolver muito mais minhas capacidades de programação pois me deu um entendimento melhor de como funcionava o código que escrevia, e também em partes das quais não tinha familiaridade, tal como hardware, redes e etc... Isso me mostrou que programar não é só escrever código copiado do stackoverflow, e sim entender o problema e entender o que você está escrevendo”, diz.

O convite para trabalhar em Portugal surgiu de uma indicação de um amigo venezuelano que trabalhou com ele no Banco Nacional do Caribe e acabou indo para lá também. Silveira conta que a maioria dos desenvolvedores sonham em conseguir um trabalho fora do país e agora ele também está realizando este sonho. “Infelizmente não somos valorizados como somos lá fora, e comigo não é diferente, eu sempre tive vontade de sair do Brasil, Europa sempre foi um sonho distante, pois é muito diferente culturalmente do que o Brasil, mas aqui estamos, indo pra Europa quando eu menos imaginava”, revelou.

Mesmo ainda no Brasil e se dedicando no momento à sua Colação de Grau, Silveira já começou a trabalhar para a Vortal desde ontem (10), de forma remota, e assim vai continuar pelos próximos três meses, enquanto aguarda a liberação do visto para poder viajar. Ainda aqui em Sinop, ele já está se habituando ao fuso horário português, acordando às 4h30 da manhã.

O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Willian Hübner, relata ser um grande orgulho ter no curso exemplos como o de Augusto Silveira. “Para nós do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um grande orgulho exemplos como o do Augusto, que mesmo antes de formar já estava trabalhando com grandes empresas de tecnologia. O mercado de Tecnologia não tem barreiras, com o home-office você presta serviço para empresas de qualquer lugar do mundo, o Augusto é um exemplo disso. O mercado é fantástico e esse exemplo serve para entendermos um pouco as possibilidades que nossos acadêmicos possuem”, aponta Hübner.

Fonte: Jornalismo
(66) 9 9657-5964