ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
CONSULTA
DE DIPLOMA
13/03/2020 10:21:00

O espaço das mulheres em profissões que eram dominadas por homens

Autor: Assessoria de Comunicação

As mulheres estão cada vez mais buscando espaço no mercado de trabalho, com dedicação e independência elas demonstram interesse por áreas que antigamente eram ocupadas somente por homens. Elas estão presentes praticamente em todas as áreas, principalmente aquelas que eram dominadas pelos homens, hoje é normal encontrar uma pedreira, mecânica, engenheira, eletricista, bombeira e etc.

Isso é resultado de um tabu que vem sendo quebrado, e aquele velha frase “...lugar de mulher é na cozinha...” já não faz tanto sentido. Ou os serviços pesados, que eram coisa exclusivamente de homem, agora, são serviços de mulher também.

Professora do Curso de Engenharia Civil, Paula Janaína Souza Farto vê a inserção das mulheres em áreas como a Engenharia Civil, antes tida como um tabu como algo positivo e que o importante é que a pessoa execute bem a função, independente do gênero. “Eu vejo que é uma inserção positiva. Uma profissão ela não é só masculina ou só feminina, uma profissão ela é dirigida para uma pessoa e no momento que ela executa bem essa profissão ela obtém êxito independente se é homem ou mulher”, comenta a professora.

O mercado da Engenharia Civil vem se destacando e o reconhecimento da mulher na profissão está mais forte. É comum entrar em uma sala de aula do curso de engenharia e perceber que o número de mulheres vem crescendo, cada vez mais elas estão se interessando pela área da construção civil.  

“Principalmente na área da engenharia civil a procura tem sido bastante grande por mulheres, eu tiro isso por conta da sala de aula, dá para perceber que boa parte dos alunos da sala de aula são mulheres. Então mostra que tem esse interesse, é claro que existe um preconceito por parte de algumas pessoas, e nós temos que lidar um pouco com isso, mas a partir do momento que você tem uma postura ética, firme e correta desse ambiente de trabalho a mulher começa a ganhar o seu espaço ”, afirma.