15/11/2018 08:13:00

O Negro

FASIPE promove evento em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Autor: Assessoria de Comunicação

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, a Faculdade Fasipe, promoveu nesta quarta-feira, 14, “O Negro”. O evento teve sua primeira edição em 2012 e foi uma iniciativa da turma de Turismo. O curso foi encerrado, mas devido sua importância o projeto continuou e se tornou institucional.

O dia nacional da consciência negra é comemorado em 20 de novembro, como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Este era o nome do local de refúgio de escravos (maioria afrodescendentes) mais conhecido pela grande resistência à escravidão, durante o período colonial do Brasil.

Pela importância desta data, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira nas instituições educacionais de nosso país. Esse ano O Negro, trouxe palestra com Mauricio Aparecido da Silva, sobre “Empreendedorismo Negro. Afro Business e o Empoderamento por meio dos Negócios.

Após a palestra, no hall de entrada da faculdade, foi realizado apresentação cultural com o Centro Cultural Aruande de Capoeira.

Para a professora e idealizadora do evento, Simone Siqueira, esclarece a importância desta data. “Conhecer e reconhecer o ponto de vista do negro e valorizar sua contribuição cultural não só diz respeito ao afrodescendente, mas a todos nós educadores, frutos de uma sociedade multicultural”.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir