01/07/2019 08:33:00

Enfermagem

Enfermagem: o cuidado que vai muito além de agulhas e curativos

Autor: Por Jean Lucas, acadêmico do 7º semestre de Jornalismo

Infelizmente, a área da saúde no país é uma das que mais tem carecido de investimentos por parte dos governantes e, contrário ao que se espera, diariamente denúncias são feitas em razão da falta de condições dos hospitais públicos no Brasil. Porém, apesar desta triste realidade, os profissionais da Enfermagem empenham-se em tornar o ambiente hospitalar num lugar, de certa forma, mais agradável.

 

Sendo um dos cursos mais procurados da região Norte de Mato Grosso, a graduação em Enfermagem da Faculdade FASIPE tem contribuído para sociedade na formação de profissionais altamente capacitados e dispostos a fazer da sua profissão a expressão do cuidado e amor em auxílio daqueles que necessitam do atendimento hospitalar.

 

Mas, afinal, o que faz o enfermeiro?

O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais - médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar. Coleta dados sobre o estado de saúde do paciente e define a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. É responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos. No campo da saúde coletiva, atua em comunidades, na prevenção de doenças ou fazendo trabalho educativo. O licenciado é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.