29/03/2019 15:05:00

Odontologia

Curso de odontologia realiza 1º Simpósio de Saúde Coletiva Multidisciplinar

Autor: Ludimila Mendes - Acadêmica do 7° semestre de Jornalismo

O curso de Odontologia da Faculdade Fasipe realizou o 1º Simpósio de Saúde Coletiva Multidisciplinar, durante os dias 27 e 28 de março, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). De acordo com a professora Katieli Gonçalves, o Simpósio objetiva preparar os acadêmicos para entrar no mercado de trabalho, com base no que é o Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, deixá-los aptos a participarem da Conferência Municipal de Saúde que será realizada em maio.

Para a representante da saúde bucal do município, Letícia Furquim, que também é cirurgiã-dentista e responsável pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o incentivo à formação de profissionais de saúde, com conhecimento e experiência em saúde coletiva é muito enriquecedor na medida em que eles saem mais sensibilizados aos problemas e desafios que enfrentarão, caso optem por atuar no SUS.

A coordenadora do curso de odontologia, Giuliane Passoni, enfatiza o crescimento profissional dos acadêmicos ao participarem desta parceria com a rede municipal e, também, o impacto positivo que eles vêm causando com trabalhos de prevenção direcionados a crianças.

“É muito importante inserir os acadêmicos na comunidade. A presença deles é capaz de mudar situações e condições de famílias, a partir do conhecimento que é transmitido aos pacientes. Através dos teatros, fantoches e outras artes elaboradas por eles, com muito amor e carinho, os alunos conseguem convencer as crianças da importância do cuidado com a saúde bucal. E essas crianças, por sua vez, levam as orientações para os seus familiares dentro de suas casas”, esclarece Giuliane.

Também são apoiadores do evento, a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Conselho Municipal de Saúde e a Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES).

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir