04/05/2018 15:33:00

Farmácia

Curso de Farmácia da Fasipe participa de atividade sobre uso racional de medicamentos

Autor: Assessoria de Comunicação

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, é celebrado no dia 05 de maio, e o farmacêutico tem papel fundamental na disseminação das informações que podem auxiliar a população brasileira a utilizar os medicamentos da forma correta e que contribua, de fato, para a sua saúde. Em alusão a esse dia, na sexta-feira (04), o Curso de Farmácia da Faculdade Fasipe a convite do Conselho Regional de Farmácia participou de atividade, na Praça Plínio Caligari em Sinop.

A ação visa a conscientizar sobre o uso racional e sobre o descarte correto de medicamentos, além de aferir pressão, controle de glicemia e tipagem sanguínea.

De acordo com o Coordenador do Curso de Farmácia, Alvaro Carlos Galdos Riveros, a assistência farmacêutica tem papel fundamental neste sentido, ao prover o bem-estar e a saúde dos pacientes, tanto na esfera individual como coletiva.

“A automedicação pode agravar doenças, uma vez que a utilização de remédios sem a informação correta pode esconder determinados sintomas. Além disso, há o risco da combinação de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra. A venda de medicamentos sem receita, quando esta for obrigatória, pode trazer implicações sérias para a saúde”, frisou o Coordenador Alvaro. 

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação são os principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir