ACESSE
O PORTAL
BIBLIOTECA
ONLINE
CONSULTA
DE DIPLOMA
12/03/2020 09:42:00

Curso de ADS da Unifasipe desenvolve app de combate à dengue

Autor: Por Thiago Silva , acadêmico do 7º semestre de Jornalismo

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifasipe através da disciplina de Projeto Interdisciplinar, ministrada pelo professor Leonardo Travensoli, desenvolveu um projeto que criou um aplicativo que serve para além de apresentar informações úteis de como combater a proliferação do mosquito aedes aegypti causador da dengue e outras doenças como Chikungunya e zika vírus, , também funciona como uma ferramenta para verificar e marcar os focos de dengue na cidade de Sinop.

A pessoa que tiver o aplicativo em seu celular, pode mapear os focos por qualquer lugar da cidade onde detectar algum indício. Basta clicar na opção “marcar foco de dengue” e adicionar a sua localização de momento para que aquele local fique registrado. Clicando em “verificar focos” as pessoas podem ter acesso aos pontos marcados por todos os usuários.

“Todo o semestre há a disciplina do projeto interdisciplinar, e sempre é proposto algo, no caso especifico foi proposto criar algo que fosse relacionado a dengue. O projeto é uma disciplina que envolve o aprendizado das demais, como por exemplo Programação, Programação Mobile, Banco de Dados”, explicou o coordenador do curso de ADS, professor Adriano Barreto.  

Dentro do aplicativo também há uma área destinada com acesso para que a prefeitura de Sinop possa ter um controle e uma visão geral dos dados publicados para que suas equipes possam ser direcionadas de forma mais direta aos focos de contaminação.

A ferramenta está disponível para que qualquer município possa implantar, basta entrar em contato com o coordenador Adriano Barreto. Até o momento quatro cidades já aderiram ao aplicativo, além de Sinop, os municípios de Sertaneja e Cornélio Procópio no Paraná e Ipiranga do Norte em Mato Grosso.

Para ter acesso à ferramenta e participar deste monitoramento de combate à dengue basta acessar pelo aparelho celular o link: www.todoscontraadengue.com.br .