JORNALISMO

O curso de Jornalismo é uma das profissões mais fascinantes da atualidade. Viver sem informação não é mais possível, pois o mundo, hoje, é movido pela informação.
Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais.
Fazer Jornalismo é estar habilitado para dominar as técnicas específicas da área e desenvolver a capacidade criativa, espírito crítico e visão humanística, como ingredientes básicos para a transformação da realidade sócio-econômica, política e cultural, no atual contexto da globalização.
O Jornalista profissional diplomado caminhará sempre além das expectativas comuns de mercado, pois dada sua visão criativa e inovadora, será sempre capaz de abrir novos nichos de trabalho, num processo interminável de pesquisa para o desenvolvimento sócio-cultural local, regional, nacional e internacional.
 
Objetivo do Curso:
Formar profissionais habilitados e capacitados para exercer atividades profissionais de jornalismo nas mais diversas mídias, que atuem no mercado de trabalho com criatividade, responsabilidade, ética, reflexão e empreendedorismo, aplicando o raciocínio lógico e científico à prática jornalística e na identificação e solução de problemas pertinente ao seu meio profissional.
 
Quem é o Jornalista:
O jornalista é o profissional que verifica, investiga e traduz os fatos e informações de interesse público para os diversos formatos e linguagens.
Está habilitado a exercer as funções na redação, interpretação, planejamento gráfico, fotografia, correção e organização de reportagens, entrevistas, artigos, comentários e crônicas. Trabalha com a informação em diversas abordagens: textos, imagens e sons, sempre dimensionando as informações de acordo com o veículo de Comunicação e público a que se destinam as matérias. Para exercer a profissão de jornalista é necessário ter formação teórica, técnica e profissional que capacite o egresso para atuar em todas as áreas da Comunicação Social.
 
Mercado de Trabalho:
O bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pode atuar em áreas relacionadas à Comunicação Organizacional, atuar em atividades do setor público, privado e elaboração de produtos comunicacionais dirigidos. Está habilitado a desempenhar a profissão em: Jornais, Revistas, Emissoras de Televisão, Mídias diversas voltadas para Internet, Sites, Rádio, Assessoria de imprensa, Agências de notícias, Agências de publicidade, Departamento de comunicação de empresas públicas e privadas, Empresas de comunicação digital e multimídia.
 
Coordenação de Curso
Profº José Roberto Gonçalves
Titulação: Especialista