109

GASTRONOMIA

Mercado de Trabalho
 
Atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação e bebidas. Criar, planejar, operacionalizar produções culinárias, gerenciar serviços e eventos, considerando os aspectos culturais, econômicos, sociais e ambientais. Profissionais em alimentação necessitam ter a uma visão da Gastronomia como uma ciência em constante evolução, dinâmica, ampla e totalmente inserida na vida cotidiana e suas características culturais e sociais. Nesse sentido, é necessária a criação de uma mentalidade gastronômica baseada em conceitos e na importância da alimentação, no desenvolvimento da humanidade. Como a alimentação é uma necessidade básica do ser humano e a culinária é a principal referência popular em Gastronomia, é preciso entender a culinária como um item dentro da Gastronomia que trata das técnicas de confecção de receitas, e a Gastronomia como uma ciência de amplas possibilidades profissionais, inserindo no acadêmico uma mentalidade Gastronômica considerando todos os seus aspectos históricos, sociais, culturais e profissionais.

Por que estudar na FASIP?  Quais são os diferenciais? 

A FASIP é constituída por amplos laboratórios voltados para a área Gastronômica, profissionais habilitados e renomados para o melhor desempenho dos acadêmicos, primeira instituição de nível superior do norte do Estado a oferecer o Curso superior de Tecnologia em Gastronomia

Áreas de Atuação

 A profissão do chefe de cozinha destaca como aquele profissional que necessita criar pratos com a sensibilidade para sabores, cores e temperos, montar e elaborar cardápios, escolher mercadorias de qualidade, coordenar toda uma equipe e controlar os gastos do restaurante, o que inclui, na maioria das vezes, uma prestação de serviço contornada por problemas burocráticos. Os profissionais da Gastronomia são todos aqueles que trabalham diretamente e indiretamente com alimentos e bebidas, podendo ser na prática ou teoria, ensinando ou aprendendo, fazendo, pesquisando e criando.

Duração do Curso:

Sendo Superior de Tecnologia, o curso tem a duração de 2 anos, com turmas no matutino e noturno.

 

Corpo Docente:

Adriano Cardoso Barreto

Alessandro de Oliveira Arantes

Andreia Alves Botin

João Rafael de Assis

Kassiano Krauspenhar

Marcela Antunes Paschoal Popolin

Pablo Americo Maranho Diniz

Pércia Graczyk de Souza

Tiago Alinor Hoissa Benfica

Vanessa Fernandes Coan

 

Coordenador do Curso

Kassiano Krauspenhar

 

 

 

 


CONHEÇA A ESTRUTURA DO CURSO