124

FARMÁCIA

O curso de Farmácia da FASIPE conhece a importância de trabalhar na formação de profissionais críticos, competentes, capazes de interagir socialmente como profissionais-cidadãos, além de contribuir efetivamente para o acesso de todos a um sistema de saúde eficaz e de qualidade. É de fundamental importância que o farmacêutico contribua, ao longo da carreira, com ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, de forma integrada e com outros profissionais da área, tanto em nível individual como coletivo, no âmbito do setor público e privado, estando ininterruptamente comprometido com o ser humano e com o meio ambiente.
Desta forma, o curso de farmácia tem como missão formar profissionais qualificados, que sejam empreendedores, criativos, críticos e que dominem as técnicas, serviços e os produtos farmacêuticos, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às Análises Clínicas e Toxicológicas e aos alimentos.
A formação dos alunos do Curso de Bacharelado em Farmácia da FASIPE tem como finalidade atender às tendências, exigências e necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional, dotando-os de habilidades e competências que possam direcioná-los como profissionais tecnicamente capacitados. Assim, o ensino de Farmácia, além de atender os pressupostos básicos da formação humanística, prepara os alunos para que possam exercer digna, ética e adequadamente, todas as funções relacionadas com os serviços e conhecimento farmacêutico.
 
DESTAQUES
O curso de Farmácia da FASIPE contempla conteúdos para a formação do profissional, com conhecimento amplo e integrado nas áreas de Medicamento, Alimento e das Análises Clínicas e Toxicológicas, formando o "Farmacêutico Generalista". Também possibilita que o estudante tenha contato com a realidade profissional não apenas nas aulas dos diversos laboratórios de pesquisa, como também nos projetos de extensão, visando desde o início do curso repassar o conhecimento adquirido no curso para a comunidade.
 
MERCADO DE TRABALHO
O âmbito de atuação do farmacêutico é amplo, incluindo toda cadeia produtiva do medicamento, cosmético, pesquisa, desenvolvimento, produção, controle da qualidade e comercialização, análises diagnóstico-terapêuticas, além de vigilância sanitária e epidemiológica. Tendo como objetivo o estudo do ser humano, este profissional será capaz de, exercendo estas atividades, tomar decisões e solucionar problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; deverá apresentar, ainda, capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos e consciência de que o senso ético de responsabilidade social deve nortear o exercício da profissão.
 
Coordenador de Curso
Profº ALVARO CARLOS GALDOS RIVEROS

CONHEÇA A ESTRUTURA DO CURSO